Iniciou-se no passado fim-de-semana, dias 11 e 12 de fevereiro na Ilha Terceira o Circuito Açores 2017 de Surf e Bodyboard, com a realização da sua primeira etapa.

Esta etapa foi novamente organizada pela Associação Açores de Surf e Bodyboard (AASB). Este ano contou, também, com a co-organização da Associação Regional de Surf da Ilha Terceira (AST) e o apoio local da Câmara Municipal da Praia da Vitória e restaurante La Barca.

A prova foi realizada na Praia da Vitória, Ilha Terceira, na foz da ribeira de Santo Antão, "Praia da Riviera"(no inicio da marginal) e teve inicio no inicio da tarde do dia 11 com boas condições de mar com ondas a rondar um metro e meio, e vento lateral. No domingo, o vento soprou mais fraco, de uma melhor direcção e as ondas aumentaram um pouco de tamanho, o que proporcionou óptimas condições para competição.

A praia da Riviera, localizada no interior da Baía do Porto da Praia da Vitória, mais uma vez se mostrou como um local de excelência para a realização de competições de desportos de ondas, funcionando com todas as alturas de maré e com um largo espectro de direcções de vento.

Este ano a AASB decidiu novamente começar o Circuito Açores na Ilha Terceira, ainda no inverno, dada a maior probabilidade de existirem ondulações de maior tamanho que consigam entrar na bacia do Porto da Praia da Vitória, escolha que se verificou certa.

Como é sabido, em todas as ilhas do Açores existem boas condições para a prática dos desportos de ondas e apesar da maioria dos atletas residirem na Ilha de São Miguel, a Terceira é o berço do Surf nos Açores, por influências dos militares norte americanos da Base das Lajes que por lá passaram.

Image may contain: ocean, sky, outdoor, water and nature
Praia da Vitória, meados do séc. passado

Motivar os atletas das ilhas do grupo central em participar em todo o Circuito Açores, foi também o motivo desta deslocação à Ilha Terceira do staff de provas da AASB. Infelizmente, este ano, apenas contamos com uma presença de um atleta das ilhas do Grupo Central, nomeadamente do Faial, onde existe um já um número razoável de praticantes.

Com um balanço desportivo muito positivo e ondas excelentes, a prova acabou por ficar marcada negativamente pela pouca participação de atletas da ilha Terceira e novamente pela preocupação demonstrada e transmitida à AASB pelos praticantes locais, frente à possibilidade da realização de novas obras na orla costeira na zona da Praia da Riviera (prolongamento do passeio marginal) que poderá acabar ou afectar irreversivelmente a última onda surfável de toda a baía da Praia da Vitória. Quem, como praticante de desportos de ondas ou como simples banhista, conheceu esta praia antes das sucessivas obras do porto, não pode deixar de ficar triste com o sucessivo desaparecimento dos diferentes areais e praias desta baía.

Ao nível desportivo, destaque para o atleta Peter Haelion, ainda do escalão Sub16, que acabou por ganhar todas as categorias em que participou, incluindo a categoria principal (open).
Para o atleta do CDAN – Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, actualmente a residir na Terceira, Bruno Grilo que apanhou a melhor onda do dia a aparecer na praia, surfando-a na perfeição atingindo um score de 9.67 (em 10) sendo a melhor onda e nota de toda a competição.

Image may contain: one or more people, ocean, water, outdoor and nature
Peter Haelion, vencedor da prova Open Surf

A AST conseguiu ter atletas nas finais de todos os escalões em que participou. O maior destaque foi para os atletas Diogo Carvalho, vencedor na prova de Bodyboard - Sub18 e João Ferreira que foi 2º na prova de Bodyboard - Sub 16. O atleta João Ferreira conseguiu também chegar à final da prova Open de Bodyboard classificando-se em 3º lugar atrás do atleta, também da AST, Samuel Barcelos 2º classificado.

Image may contain: ocean, water, outdoor and nature
Samuel Barcelos atleta AST - 2º classificado na prova Open 

Resultados

Surf Sub14

1.º Francisco Benjamim

2.º Diogo Viegas

3.º Gustavo Ferreira


Surf Sub16

1.º Peter Healion

2.º Nicolau Filipe

3.º Diogo Viegas

4.º Gonçalo Pereira


Surf Sub18 femininos

1.ª Beatriz Macedo

2.ª Beatriz Martins



Surf Sub18

1.º Peter Healion

2.º Nicolau Filipe

3.º Francisco Benjamim

4.º Diogo Viegas


Bodyboard Sub16

1.º Danilo Cabral

2.º João Ferreira



Bodyboard Sub18

1.º Diogo Carvalho

2.º Ruben Andrade

3.º João Ferreira

4.º João Andrade



Surf Feminino

1.ª Beatriz Macedo

2.ª Beatriz Martins



Bodyboard Open

1.º Sérgio Rego

2.º Samuel Barcelos

3.º João Ferreira

4.º Elson Vieira



Surf Open

1.º Peter Healion

2.º Ricardo Ribeiro

3.º Bruno Grilo

4.º Orlando Guerreiro


Image may contain: 3 people, outdoor
Foto de família 

Agradecemos aos fotógrafos os vários registos dos atletas em prova.


AASB&AST